Biomonitoramento de poluentes e o uso de Filtros de Mangas

Biomonitoramento de poluentes e o uso de Filtros de Mangas

O Biomonitoramento consiste em observar, constantemente, uma área e os organismos  que nela vivem. Esses organismos, conhecidos como bioindicadores, sofrem alterações em seu  comportamento ou em seu funcionamento e, por isso, apresentam sintomas visíveis como  resposta à poluição ambiental existente na área. 

Com base nessas mudanças, os responsáveis pelo Monitoramento de Poluentes  conseguem avaliar quantitativa e qualitativamente a poluição existente no local, assim como as  medidas necessárias para diminuir o nível de substâncias tóxicas, como por exemplo, de gás  metano (CH4), material particulado, dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre (SO2),  ozônio (O3), metais pesados, entre outros, cuja inalação pode causar, desde doenças graves, até  a morte, tanto da flora e fauna, quanto dos seres humanos que habitam o local e seu entorno. 

Isso justifica a necessidade da realização do procedimento, principalmente em áreas industriais,  principais focos de liberação de poluentes na atmosfera. Mas não basta apenas executar um estudo local para apontar as causas. É necessário atacar a raiz do problema, ou seja, controlar a emissão dos gases poluentes.

Um grande exemplo disso é o Filtro de Mangas, cuja construção é baseada em um projeto específico que depende  das dimensões e das necessidades do local onde o filtro será instalado. 

Atualmente, os filtros de mangas são mais onerosos à indústria, por conta da dificuldade na captação de alguns poluentes como os gasosos. Porém, para indústrias que ainda possuem menor quantidade de despejos, o uso seria semelhante a de uma peneira: as partículas são separadas com base em seus diâmetros moleculares, de modo que a alguns poluentes gasosos passam livremente pelo filtro. 

                                Funcionamento dos Filtros de Mangas. Fonte: apoioprojetos.com.br

Então por que eu deveria utilizar um, você deve estar se perguntando. A importância do Biomonitoramento e do filtro de mangas se dá pelo fato de que a  liberação de tais gases afeta o planeta por inteiro. Os gases são liberados em excesso, o que  contribui para o aumento do aquecimento global e, consequentemente, para o aumento do aquecimento e da acidez oceânica, que afeta os grandes recifes de corais espalhados nos  oceanos, além do aumento de doenças respiratórias como resultado da poluição atmosférica.

                                                         Saúde e qualidade do ar. Fonte: wribrasil.org.br

Com o aumento da temperatura e acidez oceânica, ocorre o branqueamento dos corais.  Isso, muitas vezes, leva o animal à morte e o prejuízo disso é, praticamente, incalculável, posto  que os recifes de corais são responsáveis por uma complexa cadeia alimentar e sua morte  impede outros animais, desde pequenos peixes até baleias, de se alimentarem. Isso significa  menos turismo, menos pesca e o pior de todos, menos diversidade nos mares, ou seja, a emissão  de gases poluentes destrói todo um ecossistema, causando danos irreversíveis na natureza. 

                               Branqueamento dos corais-de-fogo. Fonte: XL Catlin Seaview Survey

Mas evitar isso não é difícil. Entre em contato com a Inova Jr. e requisite a instalação e  manutenção de filtros de mangas e o biomonitoramento da região da sua empresa. Sua atitude  pode salvar vidas! Assim, a Inova Jr. poderá prestar consultorias constantes para atender diversas dúvidas, principalmente as mais específicas, sobre o nosso Monitoramento de Poluentes, tanto em ambientes afastados, quanto em áreas urbanas. Visamos sempre compartilhar conhecimento e auxiliar na redução e no retardamento de danos ambientais causados por ações antrópicas ao nosso planeta.

 

                                          Entre em contato e peço algum conteúdo de seu interesse! 

Deixe uma resposta