Cerveja artesanal e seu espaço no mercado

Cerveja artesanal e seu espaço no mercado

O que diferencia a cerveja artesanal da cerveja convencional?

A cerveja artesanal é produzida através de processos minuciosos e em escalas de produções menores, e, com isso, o paladar das cervejas artesanais se torna único, podendo possuir um toque diferente em cada gama de produção.  Já as cervejas convencionais, ou seja, cervejas advindas de processos industriais, são feitas em largas escalas e, por essa razão, seu paladar tende a ser mais generalizado.

Qual a principal diferença na produção dos dois tipos de cervejas?

As cervejas industrializadas utilizam, em sua maioria, 40% de cereais não maltados ou carboidratos, enquanto os outros 60% é composto por malte de cevada, principal componente da cerveja.  Além de que, visando uma produção com um custo inferior, as empresas cervejeiras utilizam de outras substâncias como os antioxidantes e estabilizantes.

                As cervejas artesanais são feitas com ingredientes mais selecionados e nobres, sendo, em muitos casos, importados. O aroma e, principalmente, o sabor são fatores que são levados em consideração e possuem prioridade, uma vez que o foco da produção é a qualidade e não a quantidade. Além disso, a abrangência de paladares que se pode atingir é enorme, ficando a cargo do mestre cervejeiro decidir qual característica a cerveja irá possuir.

A cerveja artesanal vai superar o mercado da convencional?

Analisando os pontos positivos de ambas, fica evidente que a cerveja artesanal é uma forte concorrente.  Entretanto, a falta de praticidade da mesma com sua notável ausência nas prateleiras de supermercados e seu preço um pouco mais elevado se tornam preconceitos recorrentes entre os consumidores. Todavia, as cervejarias artesanais vêm se destacando por ser um grande negócio gerador de lucro e, com isso, há uma relativa rapidez em seu crescimento de mercado consumidor. Com isso, torna-se questão de tempo para que as cervejas artesanais alcancem e conquistem o paladar dos brasileiros em geral e, quando isso ocorrer, a concorrência entre os dois tipos de cerveja será notável. Pensando nisso a Inova Jr está pronta para atender aquele que quer começar nessa área até mesmo o que já tem experiência, buscando melhorar os processos e trazer maior qualidade aos seus produtos.

Deixe uma resposta