Desafios de um cervejeiro artesanal: Layout da cervejaria

Desafios de um cervejeiro artesanal: Layout da cervejaria

As cervejarias artesanais estão crescendo cada vez mais no Brasil, compondo uma boa parte das cervejas consumidas no país. Estima-se que a cada 2 dias uma cervejaria é aberta, e isto representa que existe uma grande quantidade de cervejeiros artesanais com o desafio de montar um estabelecimento que componha todas as normas como exige a Legislação da MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), órgão responsável pelas cervejarias artesanais.

Alguns desafios dos cervejeiros incluem a definição de um layout adequado ao ramo, a fim de aumentar a produtividade e diminuir custos, além da higienização correta e ter uma forte marca no mercado.

  • Mas como saber qual é realmente o layout adequado ao processo cervejeiro?

Entende-se por layout como a forma que um espaço é organizado, considerando a disposição de cada equipamento ou móvel. Por isso, algumas empresas especializadas em serviços de consultoria são as melhores opções para quem quer fazer ou mudar o layout de algum lugar, que exija que este seja da melhor forma, como as cervejarias. Neste ramo, é ideal que ele seja feito de forma que evite a contaminação cruzada (contaminação de uma atividade para outra) e que também evite desperdícios de tempo no processo de produção, diminuindo custos e maximizando lucros.

 Cada espaço, ramo de produção, tipos de equipamentos e quantidade de manipuladores exigem um layout personalizado somente para si, portanto não é recomendado copiar layouts de outras indústrias ou apenas fazer sem conhecimento prévio adequado.

Para quem está começando, uma empresa de consultoria júnior é a melhor opção, por ter um baixo custo e oferecer soluções inovadoras e modernas. Afinal, criar uma cervejaria não é nada fácil, pois isto exige a compra de equipamentos caros e até mesmo a aquisição de um espaço para os devidos fins.

Portanto, se sua cerveja é elogiada pelos amigos e todos te aconselham a levá-la ao mercado, abra uma cervejaria e tire-a do fundo do quintal! Com os desafios superados, sua marca de cerveja poderá crescer e prosperar, criando uma forte marca no mercado num futuro não tão distante!

Deixe uma resposta