DESCOBRINDO A CERVEJA SEM ÁLCOOL

DESCOBRINDO A CERVEJA SEM ÁLCOOL

Vista com maus olhos por muitos, a cerveja sem álcool pode ser uma das melhores opções para aqueles que querem acompanhar os amigos no boteco, mas não podem consumir nenhum tipo de bebida alcoólica. Principalmente devido a severidade da Lei Seca e a preocupação com saúde e bem-estar, esse produto tem conquistado cada vez mais o paladar dos consumidores brasileiros (o que, por sinal, também é um fenômeno mundial).

            Mas calma, saúde e bem-estar? Exatamente! Já existem pesquisas que identificaram diversos benefícios da cerveja desalcoolizada – dentre eles, vale citar uma melhor reparação do organismo após atividades físicas, proteção cardiovascular e até mesmo auxílio no combate à insônia.

            Para atletas, ela inclusive é recomendada. Devido às matérias-primas utilizadas na produção (água, malte e diversos tipos de lúpulos e leveduras), a cerveja sem álcool possui propriedades isotônicas, repondo a água perdida pelo organismo, além de nutrir o corpo com vitaminas do complexo B, sais minerais e ácido fólico. É muito importante também saber que ela possui baixos níveis calóricos, da ordem de 55% da quantidade de Kcal de algumas bebidas industrializadas, como sucos artificiais e refrigerantes – que ainda contam com adição de corantes, aromatizantes, adoçantes e açúcares artificiais.

            Como se não bastassem tantos benefícios, o poder antioxidante é, talvez, um dos mais importantes. Produzida a partir da fermentação de cereais junto ao lúpulo, a cerveja apresenta grande concentração de flavonoides – compostos naturais que possibilitam a neutralização de radicais livres produzidas pelas células de nossos corpos. O acúmulo de radicais livres acarreta no envelhecimento precoce das células, levando ao surgimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis (como câncer e doenças cardiovasculares), queda metabólica e problemas estéticos.

            Ainda não se sente tão convencido da tamanha qualidade da cerveja sem álcool? Não se pode esquecer que, exatamente pela ausência desse composto, ela não irá te causar ressaca ou esquecimento no outro dia e também não contribuirá para doenças hepáticas e cerebrais!

 

Cerveja totalmente sem álcool?

Até pouco tempo atrás, grande parte dessas cervejas fabricadas no Brasil vinham do processo de fermentação interrompida, de modo que ainda fosse possível encontrar resquícios de álcool na bebida. Como se não bastasse esse problema, o sabor ainda não era tão atraente, uma vez que tal modo de fabricação resultava em um produto mais parecido com o mosto do que com a cerveja tradicional.

Por sorte, tal método foi substituído pela desalcoolização. Nela, a cerveja é produzida normalmente, sem ter sua fermentação interrompida. A diferença se dá ao final do processo, quando o álcool já produzido é retirado. Assim, resulta-se em uma bebida com o sabor muito próximo ao original e realmente 0,0% em teor alcoólico. É claro que, dessa forma, ela se tornou muito mais atraente e requisitada pelo mercado nacional.

            Interessado em saber mais sobre esse incrível universo das cervejas? Deixe seu comentário abaixo e fique de olho nos futuros artigos do site!

 

Referências Bibliográficas

Cerveja sem álcool faz bem? Revista Saúde. 2019. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/alimentacao/cerveja-sem-alcool-faz-bem/>. Acesso em: 18 de julho de 2019.

6 BENEFÍCIOS DA CERVEJA SEM ÁLCOOL. Women’s Health Brasil. 2016. Disponível em: <http://womenshealthbrasil.com.br/6-beneficios-da-cerveja-sem-alcool/>. Acesso em: 18 de julho de 2019.

Deixe uma resposta