Empresa Júnior: A oportunidade de se profissionalizar e o passaporte para uma carreira de sucesso

Empresa Júnior: A oportunidade de se profissionalizar e o passaporte para uma carreira de sucesso

Por via da regra, infelizmente, é comum que pessoas não assumam os desafios que a vida impõe a elas. Quantas vezes nos omitimos com medo de perguntarmos algo em um auditório cheio ou assumirmos responsabilidades simples como ser o representante do grupo de trabalho?

Esses são meros exemplos de como as oportunidades simplesmente vão passando sem que aproveitemos. Quer mudar sua postura? Ser alguém diferente? Alguém que nade contra a maré, assume o protagonismo e liderança de sua vida e ainda torne essa postura um diferencial para o mercado de trabalho?

Quer saber como? Quem sabe a Inova Jr. não te ajuda nesse processo?

Na maioria das vezes, tais limitações que nos impomos estão atreladas à falta de liderança e, preocupados com isso, elaboramos esse artigo no intuito de ajudá-lo a se tornar um líder de sucesso.

O que é liderança?

Por definição, liderança é a capacidade que uma pessoa tem de entender os erros, procurar consertá-los e fazer uma equipe gerar resultado positivos através do bom exemplo e da motivação, independente do nicho social em que ela esteja: seja no âmbito profissional, familiar, religioso ou até mesmo no estudantil.

Nos tempos modernos, para o mercado de trabalho, pessoas com o espírito de liderança bem desenvolvido são vistos como um enorme diferencial. Um verdadeiro líder é aquele que entende o que sua equipe enfrenta no dia a dia e, por isso, sabe como motivar, criar estratégias eficientes e principalmente, ajudar aqueles que estão aquém do esperado.

Claro que existem diferentes formas de liderar, o que acaba fazendo o conceito em si ter um caráter muito pessoal. Entretanto, há algumas características básicas que ajudam a diferenciar um bom líder de um mau líder.

Desta maneira, definimos 5 características/conselhos que o ajudarão a se tornar um líder de verdade.

·         Conheça sua equipe e tenha empatia

Um dos diferenciais de um bom líder é conseguir obter o maior rendimento possível de sua equipe, mas esse não é um fato isolado, sendo assim dependente de outros pontos-chave. Assim sendo, o líder deve ter em mente que sua equipe é diversificada e que algumas atividades que são motivadoras e importantes para uma pessoa, podem não o ser para outro indivíduo de sua equipe.

Algumas das maneiras de entender melhor seu time é ser um bom observador, estar sempre próximo dos membros e passar uma imagem de segurança para eles. Porém, é importante estar sempre atento para que uma relação de muita proximidade não interfira na dinâmica de hierarquia.

É valido salientar que há mais um fator que irá refletir na produtividade de sua equipe: conhecimento das limitações de cada um. Sabendo a quantidade de responsabilidades que podem ser delegadas para cada colaborador, de modo a não o desmotivar, será possível obter melhor proveito de seu trabalho – existem pessoas que se dão bem fazendo uma atividade por vez, além daquelas que conseguem realizar múltiplas tarefas.

Ao preocupar-se com tais assuntos, você demonstrará empatia pelos colaboradores e ainda conseguirá atingir, com muito mais facilidade, suas metas produtivas e a afinidade de seus colegas.

·         Tenha paciência

Com a sociedade moderna estando em um alto grau de informatização, a circulação de dados ocorre de forma muito mais acelerada, bastando apenas desbloquear o celular para descobrir o que precisa ou conversar com alguém. Seguindo essa tendência, as pessoas estão se tornando cada vez mais imediatista e, em muitos casos, não conseguem respeitar o tempo do próximo.

Logo, muitas das vezes quando têm que lidar com algo que não pode ser resolvido rapidamente, acabam por ficar ansiosas, agitadas e com pensamentos negativos – o que pode ser extremamente prejudicial tanto para o rendimento profissional como, principalmente, para o psicológico. Tendo isso em mente, um líder deve compreender e respeitar o momento em que sua equipe se encontra: é evidente que um time recém-formado não vai ter o mesmo rendimento de outro que está junto há anos, inclusive por falta de sinergia.

É válido, também, estar atento se:

·         grupos mais antigos ainda estão engajados com os objetivos e motivados com o trabalho e;

·         os recém-formados estão com seus desempenhos reduzidos por causa de indivíduos que não foram alocados nas funções que melhor combinam com o seu perfil

 Um bom líder deve ter sempre em mente que, para que resultados aconteçam, necessita-se de tempo e que, às vezes, o melhor jeito de se obter grandes mudanças é agir gradualmente, porém, de maneira contínua. Também deve manter sempre a paciência ao lidar com resultados negativos de um colaborador, auxiliando-o a melhorar e a atingir o nível esperado.

·         Conheça o trabalho que sua equipe realiza

Outro conceito fundamental de um líder de sucesso é conhecer o trabalho realizado pela sua equipe, pois como um líder irá delegar funções se não dominar o assunto do trabalho realizado por sua equipe?

Não devemos confundir o domínio sobre algo com perícia. Um líder não tem a obrigação de saber de tudo (perícia), mas ele sim deve ter a capacidade de resolução de empecilhos encontrados por sua equipe (domínio). Isso fica bem exemplificado em um setor comercial onde um publicitário necessita fazer uma arte visual para realizar determinado serviço e por não saber realizar a arte recorre ao seu líder, que não necessariamente necessita saber como fazer o trabalho em si, mas sim em como contornar a situação e achar uma solução. Em resumo um bom líder não é aquele que possuí todas as respostas e sim aquele que auxilia a sua equipe a encontrar soluções para determinada questão.

·         Saiba se comunicar

É responsabilidade do emissor formar e saber utilizar o canal para se comunicar com o ouvinte. Você deve estar se perguntando: mas as pessoas podem interpretar as coisas da maneira que queiram, além de que também podem desprender a atenção que desejam para aquele assunto (prestar ou não a atenção) e digo a você leitor que está redondamente engado. O emissor deve ser capaz de cativar a atenção e interesse do ouvinte assim com utilizar da melhor forma o canal de comunicação para que a mensagem que chega ao ouvinte, seja interpretada da maneira como ele quis transmitir. Desta forma um bom líder deve entender que cada ouvinte necessita de uma forma de comunicação com ele, e que essa forma estará intimamente ligada com sua motivação para realizar o trabalho assim como também está ligado a excelência do trabalho executado pelo colaborador.

Por exemplo, há muito mais efeito em falar para um jogador de futebol chutar mais forte a bola para fazer um gol, do que falar que ele deve empregar uma intensidade maior em seu movimento de chute, a fim de obter uma resultante de velocidade maior na bola para se obter um resultado positivo. O mesmo vale para dar feedbacks, sejam eles negativos ou positivos para seus colaboradores, tenha em mente que você pode dizer tudo para qualquer pessoa a questão está na maneira de como fala isso para a pessoa e que a comunicação também diz respeito a saber ouvir também, é uma via de mão dupla, saiba entender as necessidades de sua equipe sempre.

·         Tenha controle emocional

Por fim, um líder de sucesso não é somente aquele que é referência na parte técnica e de execução do trabalho. Estudos mostram que questões do tipo pessoal e emocional interferem diretamente no desempenho do indivíduo e, dessa maneira, para que a equipe tenha o melhor desempenho possível, o líder deve estar sempre preparado para resolver conflitos que surjam dentro e fora da equipe. Estabilidade emocional é uma ferramenta fundamental e, a partir disso, existem livros específicos para auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade. O Monge e o Executivo de James C. Hunter é um bom exemplo.

Tendo em vista as questões abordadas, o ambiente e a vivência empresarial ofertada por uma empresa júnior são pontos de destaque para que você se torne um líder de sucesso, impacte vidas e transforme realidades, levando, ainda, essas qualidades para o mercado de trabalho.

Deixe uma resposta