Inovação, o principal ingrediente da cerveja artesanal

Inovação, o principal ingrediente da cerveja artesanal

Não é novidade que o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de cerveja do mundo, sendo detentor do terceiro lugar no ranking mundial de produção. O consumo tende a aumentar, em torno de 5% anualmente. No entanto, o mercado ainda fica nas mãos das grandes indústrias cervejeiras, que estão no topo da pirâmide. Com isso, neste mundo de forte concorrência e buscando se destacar no mercado, para driblar e quebrar a hegemonia dos grandes, uma palavra vem em mente: inovação.
Várias iniciativas inovadoras são fomentadas por diversos ramos sociais, universidades, agricultores, institutos de pesquisa e as próprias cervejarias, que buscam melhorar a qualidade do produto ofertado e reduzir os custos da produção. Preza-se muito pela diferenciação, seja do produto, dos processos utilizados ou do próprio marketing, o que gera, consequentemente, a inovação. Contudo, boas ideias por si só não mudam o mundo. Para tal, é necessária uma boa gestão da inovação para que se garanta a excelência.
Os microempreendedores também precisam se preocupar com a sua posição no mercado e os processos de inovação. Apesar de tais empresas apresentarem algumas vantagens sobre as grandes, como agilidade e rapidez de decisão, elas possuem limitações de recursos para pesquisas o que demanda maior criatividade na implantação das inovações.
No Brasil, pesquisas mostraram que os cinco principais fatores de sucesso das pequenas e médias empresas são: bom conhecimento de mercado, boa estratégia de vendas, criatividade do empresário, aproveitamento de oportunidades de negócio, ter acesso as novas tecnologias e capacidades de assumir riscos. Estes fatores são constatações do processo inovativo.
A necessidade de gerenciar a inovação é um dos grandes desafios dos empreendedores. Tal gestão é uma tarefa difícil e arriscada, visto que a maioria das ideias inovadoras não se torna sucesso comercial. É imprescindível, portanto, analisar o cenário em busca de ameaças e oportunidades que favoreçam essa mudança.
Com isso, você empresário cervejeiro que possui grandes ideias e que deseja gerenciar suas inovações de forma eficaz, venha conhecer mais sobre a nossa empresa, agende uma visita e garanta excelência em seus processos. Venha inovar com a gente!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERREIRA, Rubens Hermógenes et al. Inovação na fabricação de cervejas especiais na região de Belo Horizonte. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n4/v16n4a11.pdf Acesso em: 05 de setembro de 2019.

SILVA, João Batista de Almeida e. Inovações cervejeiras. Disponível em:
https://revistapesquisa.fapesp.br/2017/01/09/inovacoes-cervejeiras/. Acesso em: 05 de setembro de 2019.

Deixe uma resposta