O incêndio de Notre Dame e a importância de mapear os riscos

O incêndio de Notre Dame e a importância de mapear os riscos

Uma infelicidade que presenciamos esses dias foi o incêndio da catedral de Notre Dame, no dia 15/04/2019 (segunda-feira). Mesmo sendo um patrimônio importantíssimo para a humanidade, ainda não se sabe as causas do mesmo, mas já imaginam que o acontecido se relacione com as obras que estavam sendo feitas na parte superior do prédio.

De acordo com o governo francês, essa reforma vinha se estendendo desde abril de 2018 e, devido à falta de verbas, teria sido pedido aos empreiteiros que economizassem recursos e seguissem em marcha lenta.

Esse contexto, de grandes prédios históricos e de falta de verba para suas revitalizações, não é exclusivo desse incidente, pelo contrário… um outro exemplo foi o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, que destruiu quase a totalidade do acervo construído em mais de 200 anos de história. O que se assemelha, em todos esses casos, são as estruturas antigas das construções e a forma como essas são atualizadas, com reformas pontuais e em épocas diferentes. Isso abre margem para diversas inconformidades que podem vir a causar problemas sérios para os prédios e todos os seus colaboradores.

O mapeamento de risco tem como objetivo colher as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho do local analisado. Busca deixar claro os riscos existentes, tanto para os colaboradores, quanto para os visitantes.

Entretanto, não são necessárias estruturas históricas, cheias de remendos, para que existam riscos, pois esses existem nas mais diversas situações e precisam ser mapeados, antes que o pior aconteça.

Tragédias como as supracitadas no texto podem ser evitadas, e como diz o ditado popular “better safer than sorry”, com certeza é melhor prevenir do que remediar.

Pensando em toda essa situação desagradável, a Inova Jr. possui uma equipe especializada nesse tipo de serviço e o oferece para toda Itajubá e região. Portanto, você, empresário consciente que não quer que seu estabelecimento seja a próxima Notre Dame, agende logo uma visita diagnóstica e garanta sua qualidade e excelência com segurança.

Deixe uma resposta