O incêndio de Notre Dame, e a importância de mapear nossos riscos

O incêndio de Notre Dame, e a importância de mapear nossos riscos

A catedral de Notre Dame foi vítima de um incêndio no dia 15/04/2019 (segunda-feira), ainda não se sabe as causas do mesmo, porém relacionam com obras que estavam sendo feitas na parte superior do prédio. De acordo com o governo francês essa reforma vinha se estendendo desde abril de 2018 e devido à falta de verbas pediu-se aos empreiteiros que economizassem recursos e seguissem em marcha lenta.
Este contexto, de grandes prédios históricos e de falta de verba para suas revitalizações, não é exclusivo deste incidente, um outro exemplo foi o incêndio do museu nacional no Rio de Janeiro, que destruiu quase a totalidade do acervo construído em mais de 200 anos de história.
O que se assemelha em todos esses casos, são as estruturas antigas das construções e a forma como essas são atualizadas, com reformas pontuais e em épocas diferentes. Isso abre margem para diversas inconformidades que podem vir a causar problemas sérios para os prédios e todos os seus colaboradores.
O mapeamento de risco tem como objetivo colher as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação da segurança e saúde no trabalho do local analisado. Ele busca deixar claro os riscos existentes, tanto para os colaboradores quanto para os visitantes.
Porém não precisamos de estruturas históricas e cheias de remendos para que existam riscos, estes existem nas mais diversas situações e valem a pena serem mapeados. Tragédias como as supracitadas no texto podem ser evitadas, a prevenção é melhor do que a remediação.
A Inova Jr pensando nisso, possui uma equipe especializada neste tipo de serviço e o oferece para toda Itajubá e região. Portanto, você, empresário consciente que não quer que seu estabelecimento seja a próxima Notre Dame, agende conosco uma visita e garanta sua qualidade e excelência.

Deixe uma resposta