Poluição do ar: 3 fenômenos que podem ser minimizados através da filtração

Poluição do ar: 3 fenômenos que podem ser minimizados através da filtração

A poluição atmosférica é a introdução de substâncias que podem se tornar nocivas à saude e ao meio ambiente, dependendo das suas concentrações de patículas. Essa contaminação pode advir de gases, líquidos, e partículas sólidas em suspensão, provenientes de fontes naturais ou antrópicas.

A poluição atmosférica está presente nos mais diferentes cenários, mas esse processo de emissão de poluentes se intensificou na Revolução Industrial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula-se que ocorram anualmente 4,2 milhões de mortes prematuras atribuídas à poluição do ar ambiente no mundo.

Os causadores da poluição por fontes naturais são: a poeira, como as de áreas desérticas; o metano, emitido no processo de digestão dos animais; as queimas naturais; as atividades vulcânicas e microbiológicas nos oceanos; entre outros.

Já pelas fontes antropogênicas, podemos citar: as fábricas; os veículos automotores; as queimadas controladas na agricultura e no gerenciamento de floresta; os aerossóis; a emissão de amônia pelo uso de fertilizantes; a decomposição dos resíduos orgânicos, que gera metano; entre outros também.

E dentre os principais poluentes atmosféricos, oriundos dessas atividades, destacam-se:

  • Monoxido de Carbono (CO);
  • Dióxido de Carbono (CO2);
  • Clorofluorcarbonetos (CFCs);
  • Óxidos de Enxofre (SOx);
  • Óxidos de Nitrogênio (NOx);
  • Compostos Orgâncios Voláteis (COVs);
  • Amônia (NH3);
  • Material Particulado (MP);
  • Ozônio Troposférico (O3).

Diante dessa realidade, uma maneira de minimizar os impactos causados pela emissão de poluentes é o filtro de manga, um equipamento que faz a separação de partículas encontradas em gases emitidos em processos industriais. Esse filtro é composto por elementos filtrantes, do tipo manga – cilindros de tecido ou cerâmica porosa –, que permite a passagem do ar, filtrando os gases que geram contaminantes com partículas secas, ou seja, retendo essas partículas sólidas.

Além disso, a prevenção com os filtros podem contribuir no ato de minimizar 3 fenômenos ambientais:

  • Escurecimento da atmosfera: devido à poluição atmosférica, a claridade e a visibilidade são diminuídas. Esse efeito interfere no processo de evaporação da água, porque as nuvens formadas absorvem o calor emitido pelo sol, fato que contribui com o aquecimento global.

  • Efeito Estufa: um fenômeno natural que implica na retenção de calor de gases, como metano, dióxido de enxofre, entre outros poluentes e causam desequilíbrio na atmosfera.

  • Chuvas Ácidas: os gases atmosféricos em contato com as nuvens carregadas geram uma elevação do nível de acidez da chuva, que cai ácida e causa prejuízos as plantas e materiais.

Entre em contato conosco. A Inova Jr. se disponibiliza a atender e responder quaisquer dúvidas sobre poluição e, principalmente, sobre o funcionamento do filtro de manga. Visamos sempre compartilhar conhecimento e auxiliar a redução de danos ambientais ao nosso planeta.

Deixe uma resposta