Por que vender cachaça é um dos melhores negócios?

Por que vender cachaça é um dos melhores negócios?

O setor de cachaça faturou no país mais de R$10 bilhões em 2017. Para mais de 60  países, foram exportados 8,74 milhões de litros do destilado com geração de receita de US$15,80 milhões. Os números representam crescimento de 13,43% em termos  de valor e 4,32% em volume em comparação a 2016. 

Em crescimento, a cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida, atrás  somente da cerveja, e vem ganhando espaço no mercado devido a sua qualidade, e também por conta do empreendedorismo no âmbito nacional. Com isso, produzir cachaça ou pinga, principalmente de maneira artesanal, é uma maneira de investir num negócio com grande potencial de crescimento. Além disso, há eventos dos produtores, a fim de elevar o status da categoria da cachaça, como também a realização de vários negócios. 

A produção desta aguardente se inicia no colhimento da cana, colhida manualmente e não queimada, contribuindo, assim, para não precipitar a sua deterioração. Em seguida, temos a moagem, que consiste na separação entre o caldo e o bagaço. Em conseguinte, há o processo de decantação e filtração do caldo da cana, para, em seguida, ser preparado com nutrientes e levado às dornas para ser fermentado. 

A sala de fermentação precisa ser arejada e com a temperatura ambiente de aproximadamente 25°C. As dornas – onde a mistura permanece por cerca de 24 horas – podem ser de madeira, aço inox, plástico ou cimento. O mosto fermentado, a partir de agora denominado vinho, está  pronto para ser destilado e dar origem à cachaça. 

Chegando à etapa final, ocorre o envelhecimento, processo que aprimora a qualidade do sabor e aroma das bebidas. 

A figura abaixo ilustra o processo descrito acima:

Contudo, é um processo que exige instalações e práticas adequadas para seguir  conforme as leis. Durante o processo, também é necessário analisar como ocorre o descarte de resíduos para não contaminar o meio ambiente e causar impactos catastróficos. 

Assim, para produzir com qualidade e sustentabilidade, firmando ainda mais o  compromisso dos produtores com os consumidores, a Inova Jr. UNIFEI oferece os serviços de Biomonitoramento de Poluentes, Mapeamento de Riscos e de Manual de Boas Práticas de Fabricação, a fim de atender as demandas acima e, com isso, promover um ambiente favorável aos negócios. 

Deixe uma resposta