Processos de Produção de Cerveja em Minas Gerais

Processos de Produção de Cerveja em Minas Gerais

O setor cervejeiro no Brasil corresponde cerca de 1,6% do PIB, e tem um faturamento de 70 bilhões de reais ao ano. Este mercado é responsável por mais de 2,7 milhões de pessoas empregadas, sendo um dos setores que mais empregam no Brasil.

De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), até setembro de 2018, constavam nos registros um crescimento de 23% no número de cervejarias artesanais no país. O estado de Minas Gerais é o terceiro produtor de cervejas artesanais, totalizando um número de 144, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e São Paulo.

E para entender um pouco de como funciona o processo da fabricação de cerveja, esses podem ser divididos em alguns processos mais essenciais. Primeiro há a moagem do malte, que tem por finalidade quebrar o grão do cereal e expor seu amido interno, o que favorece a hidrólise.

Em seguida, há o tratamento enzimático do mosto, a qual se baseia na a mistura do malte moído com a água cervejeira na tina de mistura. Nesta etapa a água deve ser a mais neutra possível e há um forte controle de tempo e temperatura para favorecer as reações bioquímicas do processo.

 A filtração, tem por objetivo a separação da parte sólida da líquida para a obtenção da parte de verdadeiro interesse, o mosto cervejeiro. Na etapa da fervura, há a eliminação dos compostos sulfurosos e é o momento que é adicionado o lúpulo, o qual é o responsável por conferir o sabor e o aroma da cerveja.

Por fim, há a fermentação, onde ocorre a liberação do CO2 e do calor residual. Neste processo ocorrem importantes reações físico-químicas de transformação, é a etapa do acabamento da cerveja segundo os cervejeiros.

A figura abaixo ilustra o processo discutido acima

 

No entanto, como todo processo, há sempre a geração de resíduos e quando não descartados de forma adequada, causam impactos ambientais catastróficos.  Dessa forma, visando a integração do desenvolvimento sustentável e da competitividade, o MAPA visa à garantia da segurança alimentar da população brasileira e a produção de excedentes para exportação, fortalecendo o setor produtivo nacional e favorecendo a inserção do Brasil no mercado internacional.

Sendo assim, afim de minimizar esse custo para os estabelecimentos e ainda prestar um serviço de qualidade, a Inova Jr. UNIFEI presta consultoria para vocês mestres cervejeiros que estão com qualquer problema em seu processo de fabricação e para vocês que estão com um planejamento de iniciar neste mercado. Entre em contato conosco!!!

Deixe uma resposta