Quando você pensa fora da caixa e entende de Fluidodinâmica Computacional

Quando você pensa fora da caixa e entende de Fluidodinâmica Computacional


A Fluidodinâmica Computacional (CFD, sigla em inglês) usa métodos numéricos para resolver equações diferenciais parciais, resultantes de modelos matemáticos hidrodinâmicos, para prever o escoamento de fluidos em protótipos e equipamentos.  Programas de computador (softwares) especializados em CFD executam cálculos matemáticos avançados. Dessa maneira é possível avaliar o desempenho de processos antes mesmo dele ser concebido na prática. A hidrodinâmica de um equipamento é um dos critérios para sua escolha e concepção.

O interessante dessa técnica é a ampla aplicabilidade dela na Engenharia e nas Ciências. Não é necessário estar vinculado a uma área específica da Engenharia para entender o funcionamento dessa técnica e agregar uma otimização em alguma etapa de produção da sua empresa ou na análise do produto. Engenheiros e cientistas do mundo todo estão usando o CFD, com auxílio de treinamentos ministrados por especialistas.

Além de tubulações, misturadores, trocadores de calor, biorreatores etc, que abrangem a área principal de trabalho da Inova Jr. A técnica de CFD é usada também, por exemplo, para avaliar protótipos diretamente relacionados ao corpo humano. Por exemplo, a empresa relacionada a matérias de esportes Speedo já provou que a aplicação de CFD pode servir para ganhar medalhas olímpicas!

Speedo Uses ANSYS to Develop Fastskin Racing System

 ANSYS, Inc. Publicado em 12 de jun de 2012

 

Como explica no vídeo anexado, os engenheiros de qualidade da Speedo utilizaram de diversas simulações para poderem confeccionar as melhores roupas, óculos e acessórios para os atletas de natação associados a marca (como por exemplo Michael Phelps).
Obviamente que o treino, a dedicação e o empenho dos atletas vem em primeira instância para ganhar campeonatos, porém, obviamente que o estudo do comportamento físico do ser humano dentro de um fluido ajuda, e muito, o resultado final. O menor dos detalhes pode influenciar no arrasto da água no atleta pode interromper milésimos de segundo na braçada do mesmo e pode definir quem ganha e quem perde.
Vale ressaltar que durante o estudo, a equipe da Speedo definiu que o formato do corpo do atleta também influencia demais no seu comportamento quando imerso no fluido. Por isso, existem estilos de roupas para natação diferente de forma a cada uma se enquadrar em cada caso.
Durante o processo de simulação são observados os movimentos dos atletas e considerada a turbulência causada pelos mesmos. Softwares específicos na área apontam para os engenheiros e cientistas quais áreas do corpo sofrem maior influência, maior resistência da água e assim é pensado uma maneira de tornar essa resistência cada vez menor e menos focada nas articulações de impulso do atleta.
Gostou da técnica CFD? Conhece alguma área para aplicar isso e mudar o jogo? Entre em contato com a gente, oferecemos as melhores soluções em simulação fluidodinamica computacional.

Compartilhe

Deixe uma resposta