Sua produção pode estar sendo o seu maior inimigo

Sua produção pode estar sendo o seu maior inimigo

Ideias sensacionais surgem o tempo todo, isso é fato, contudo, é necessário um grande passo para tirá-las do papel e executá-las, e é por esse motivo que muitos projetos não se tornam realidade.

Dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de 60% das empresas criadas no Brasil fecham em menos de 5 anos. E, após análises e pesquisas desses dados, percebeu-se que o principal motivo desses é o modo de produção do serviço.

A produção e sua otimização devem ser levadas como os principais pilares de uma empresa, visto que é necessário buscar sempre um lucro superior ao que foi gasto na produção para que a mesma se mantenha aberta e em crescimento.

Assim, o processo de consultoria vem para auxiliar a otimização da escala de produção, e esse procedimento geralmente é dotado de ferramentas como a Matriz SWOT, o 5C’s e a análise PASTEL, que buscam, não só analisar criticamente a produção mas, também, a empresa como um todo.

E, após o sucesso da consultaria, seguimos para a análise dos resultados da otimização. Primeiramente, é necessário saber que otimizar o processo não é só reduzir gastos ou diminuir o tempo de produção, mas sim torná-lo o mais eficiente possível.

Sabendo disso, é preciso seguir 4 principais etapas para se otimizar um processo com sucesso: 

  1. Mapear as atividades de trabalho, conhecendo o que acontece do início da montagem do seu produto até a chegada desse ao cliente – conhecer todos os seus fornecedores, setores de recebimento, linha de produção e contatos com os clientes.
  2. Identificar os pontos de melhoria, ou seja, após analisar cada ponto citado, é preciso focar nos que causam mais impacto na sua empresa, usando ferramentas como o Diagrama de Pareto (análise 80/20), que demonstra, geralmente, que em torno de 20% dos seus problemas geram 80% dos seus prejuízos.
  3. Implementar as melhorias, pois é muito importante saber o que e como implementar e isso exige uma equipe capacitada e empenhada para trabalhar nas melhorias dos processos.
  4. Monitorar os resultados, acompanhando se todo o planejamento estratégico feito realmente está funcionando na prática, pois é necessário decidir se o plano irá continuar, será implementado ou ocorrerá uma mudança de estratégia.

É possível concluir que a otimização de processos é essencial para qualquer empresa que trabalhe com um produto final, visto que todo empreendimento tem interesse, sim, em cortar gastos desnecessários, se tornar mais flexível para lidar com imprevistos na produção e eliminar erros.

Um empreendimento que contrata o serviço de Otimização de Processos da Inova Jr. muito possivelmente terá os resultados desejados, extinguindo as limitações em seu funcionamento e introduzindo práticas que deixarão a empresa em destaque em meio ao vasto e competitivo mercado, afinal, com dinheiro e tempo não se brinca.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta