Você sabe como é feito o descarte das embalagens de agrotóxico?

Você sabe como é feito o descarte das embalagens de agrotóxico?

O uso de produtos químicos em lavouras vem ganhando ainda mais destaque no cenário brasileiro. Nos últimos meses, o país liberou a utilização de quase 250 novas substâncias. Contudo, não é nenhuma novidade que o país é um dos maiores consumidores de agrotóxico em escala mundial. 

Por um lado, a utilização de insumos é benéfica, já que acaba assegurando uma maior produtividade e qualidade na produção de alimentos. Por outro, o emprego dos produtos químicos impacta o meio ambiente negativamente, visto que contamina solos, água e até mesmo o ar, além de ser prejudicial à saúde não só do agricultor, como também de toda a população. Mas você sabe o que vem após a aplicação? Sim, o descarte das embalagens! 

Quanto mais se utiliza, maior a quantidade de embalagens vazias. Tal fato deve ser encarado como uma preocupação pública, já que há restos de substâncias tóxicas nas embalagens e descartá-las em qualquer lugar causa contaminação do local, como por exemplo nos recursos hídricos locais. 

Jogar o plástico em qualquer coleta de lixo ainda sim é perigoso, por isso existem formas adequadas para o fim dessas embalagens. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) se responsabiliza pelo fim dos agrotóxicos comercializados. Sendo assim, foi criado o programa Sistema Campo Limpo, no qual realiza a logística reversa, tratando do produto desde o seu consumo até o final do seu destino, em unidades de recebimento específicas espalhadas pelo Brasil. 

A figura a seguir mostra uma representação simples do modo como as embalagens devem ser tratadas, desde o campo até a destinação final. 


Por lei, agricultores que não devolvem as embalagens na data estipulada podem receber multas, e ainda, dependendo da gravidade, ter pena de prisão, caso considerado crime contra o meio ambiente. Por isso, é importante respeitar o ambiente e estar sempre de acordo com a legislação.

Pensando nesse assunto, a Inova Jr está preparada para atender quaisquer dúvidas mais específicas sobre o descarte correto de embalagens de agrotóxico e prestar consultoria na área. Visamos sempre compartilhar conhecimento e auxiliar a redução de danos ambientais ao nosso planeta. Entre em contato!

 

Deixe uma resposta